A Menina e o Samurai

A visão taoista de um conto oriental
Conta-se que um bravo samurai viveu na ilha de Hokaido, no norte do Japão. Ele era um senhor feudal que possuía grandes áreas de terra, adquiridas após diversas batalhas, sob o comando do Imperador.
Após uma guerra, ele voltou para a sua terra natal e decidiu que iria casar-se.
Tratava-se de um homem forte e belo e quando a notícia se espalhou, por toda a ilha as mulheres mais bonitas da ilha e de outras ilhas mais distantes o visitavam em seu palácio, sendo que muitas delas lhe ofereceram, além de sua beleza e encantos, muitas riquezas.
Nenhuma, contudo, o satisfez o suficiente para se tornar sua esposa.
Um dia, uma menina maltrapilha chegou ao palácio do samurai e, com muita luta, conseguiu uma audiência:
“Eu não tenho nada material para lhe oferecer, só posso lhe dar o grande amor que sinto por você”.
Como prova, complementou: “Se você me permitir, eu posso fazer algo para te mostrar esse amor”.
Isso despertou a curiosidade do samurai, que lhe pediu para dizer o que poderia fazer.
“Vou passar 100 dias em sua varanda, sem comer ou beber nada, exposta à chuva, sereno, sol e frio à noite. Se eu aguentar esses 100 dias, você me fará a sua esposa”, afirmou a jovem.
O samurai, surpreso (embora não comovido), aceitou o desafio. Ele disse: “Eu aceito. Se uma mulher pode fazer tudo isso por mim, ela é digna de ser minha esposa”.
Dito isto, a menina começou seu sacrifício.
Os dias começaram a passar e a mulher suportou bravamente as piores tempestades. Muitas vezes ela sentia que desmaiava de fome e frio, mas encorajou-se a por imaginar que que finalmente estaria ao lado de seu grande amor.
De tempos em tempos, o samurai mostrava seu rosto do conforto de seu quarto para vê-la e acenava com o polegar.
À noite a temperatura caiu para muitos graus negativos e isso por si só deveria ser de uma grande penúria, porque ela não tinha um único cobertor.
Foi assim que o tempo passou: 20 dias, 50 dias… As pessoas da ilha ficaram felizes porque pensaram: Finalmente teremos uma esposa para o nosso senhor!
90 dias … O samurai continuou a mostrar a cabeça de vez em quando para ver como estava o sacrifício de sua pretendente: “Esta mulher é incrível”, ele pensou consigo mesmo, e lhe deu encorajamento novamente.
O dia 99 finalmente chegou e todos os habitantes da ilha começaram a se reunir nos arredores do palácio para ver o momento em que aquela mulher se tornaria a esposa do samurai. Eles estavam contando as horas, às 12 horas daquele dia, eles teriam um casamento.
A pobre menina, em sua grande simplicidade, foi ainda acometida por extrema fraqueza e por doenças.
Então algo inesperado aconteceu: às 11 da noite do centésimo dia, a mulher corajosa se rendeu e decidiu se retirar daquele palácio. Deu uma olhada triste no samurai que o fitava surpreso e saiu sem dizer uma palavra.
As pessoas ficaram chocadas! Ninguém conseguia entender por que aquela mulher corajosa desistira de apenas uma hora a mais para ver seus sonhos se tornarem realidade. Ela já havia suportado tanto!
Ao chegar em sua casa, seu pai já sabia da sua desistência e perguntou: “Por que você desistiu de ser a esposa do grande samurai?”
E, para seu espanto, ela respondeu:
“Eu tinha 99 dias e 23 horas em sua varanda, suportando todos os tipos de calamidades e ele foi incapaz se me liberar desse sacrifício. Ele meu viu sofrendo e só me encorajou a continuar, sem mostrar nem um pouco de compaixão pelo meu sofrimento.
Eu esperei todo esse tempo por um vislumbre de bondade e consideração que nunca veio. Então eu entendi: uma pessoa tão egoísta, imprudente e cega, que só pensa em si mesma, não merece o meu amor!”
Este conto foi adaptado do site: Rincón del Tibet
Visão Taoista
Refletindo sobre esse conto, percebo 2 formas de encontrarmos o Tao:
1- Pela retidão
2- Pelo coração
PELA RETIDÃO
Quando seguimos a retidão, juntamos a nossa seriedade com a nossa sinceridade. Qualquer pessoa que esteja séria e sincera, estará em retidão.
O Samurai tem a sua natureza forjada por desafios e procurou não interferir no desafio que a menina escolheu seguir.
O Tao do Samurai é construído pelo esforço, pela presença e pela determinação.
PELO CORAÇÃO
Ao seguirmos o coração, encontramos todos os sentimentos construídos pela história de cada um. Encontramos os vazios e as amarras mentais.
A menina teve a sua natureza forjada pelo vazio emocional, buscando o reconhecimento, a atenção, o recolhimento e o acolhimento.
O Tao da menina da história é construído pelo sacrifício e pela recompensa.
CONCLUSÃO
Muitas vezes perdemos oportunidades ou não enxergamos o caminho que está sendo construído, por termos apenas um Tao: Retidão ou Coração.
Busque a sinceridade e a seriedade para inciar o Caminho Pessoal com Retidão;
Caminhe o seu caminho através do Coração, sempre se protegendo dos vazios emocionais que surgem quando comparamos a nossa vida com a dos outros.
Equilibre o Coração simples e a Retidão determinada para tudo o que você fizer. Essa é a forma de unirmos os 2 Tao's e evitarmos que a mutação aconteça de forma silenciosa e imperceptível.
Um convite pra você
No link abaixo você vai ver um site que criamos exclusivamente para um evento que vai acontecer em breve e que pode ajudar muito aqueles que desejam mudar a rotina da sua prática pessoal:
Clique, visite, conheça e participe
Comece o seu desenvolvimento pessoal aqui
Sociedade Taoista do Brasil