Espiritualidade Real


A espiritualidade real modifica a natureza da pessoa.

Algumas pessoas modificam sua aparência e algumas atitudes, mas a sua natureza permanece com os mesmos hábitos e reações. Em algum descuido de atenção pode-se perceber que a espiritualidade não foi concluída e a alma ainda permanece presa em vícios e erros.

Algumas pessoas têm dificuldade em manter a espiritualidade dentro do mundo. Através da leitura de um livro espiritual, a espiritualidade se torna muito simples e fácil, mas quando se tenta colocar os ensinamentos em prática, nem sempre consegue.

Da mesma maneira, quando só sepratica meditação ou oração e não segue princípios filosóficos compatíveis com aprática pessoal, dificilmente terá uma realização completa.

Chegamos ao principal tema: o caminho completo da espiritualidade acontece quando acoplamos a prática pessoal junto a uma filosofia espiritual. Quando essa filosofia for aplicada, deixará de ser uma filosofia e passará a ser um estilo de vida. Este estilo de vida espiritual se torna a base para que a uma estabilidade emocional e psicológica. Nesse estágio é que começa a modificação da natureza do ser.

Por isso consideramos que o caminho espiritual acontece no espírito e não na aquisição de bens materiais ou numa rede de relacionamentos e oportunidades. Ser bem sucedido não significa ter uma alma melhor.

Muitas pessoas com boa condição social pegam um avião e vão estudar com um mestre espiritual que vive numa condição inferior, vivendo em grutas, com pouca roupa e pouca comida. O que essa pessoa bem sucedida vai buscar nesse mestre? Qual o tesouro desses mestres espirituais?

Dentro do taoísmo dizemos que esse tesouro é a Espiritualidade Completa, a transformação real do espírito ou natureza do ser. O espírito se transforma quando sabe exatamente o que veio fazer na vida, qual a sua qualidade natural e o seu talento.

Sabendo isto, o espírito de cada um poderá naturalmente retornar ao caminho certo, destilando os seus desejos, modificando sua vaidade e seus hábitos. Naturalmente o amadurecimento da alma vai acontecendo. A tomada de consciência é principio de uma espiritualidade real.

Podemos encontrar essas explicações através do livro mais importante do taoismo, o Dao De Jing, escrito pelo mestre taoista Lao Jun:

Dao De Jing (Capitulo 32)

“O Caminho é eterno e não tem nome.

É genuíno e embora pequeno

O mundo não tem coragem de dominá-lo

Se os reis e os príncipes pudessem preservá-lo

Os dez mil seres iriam por si próprios obedecer.”

#Sociedade #Taoismo #Religião #Daoism #espiritualidade #filosofia

Posts Recentes