A Restauração da Virtude


A balança do yin e do yang está sempre oscilando e nunca permanece em equilíbrio. Seguindo o conceito taoista do yin e do yang, existem apenas duas coisas: você e o mundo em que você vive: o momento presente, a sua realidade, sua vida, sua família, seu trabalho e o seu corpo. Tudo isso representa você e a obra que você deixa para o mundo.

O taoismo incentiva que você crie um caminho pessoal onde se aproxima de bons modelos e de bons exemplos. Quando uma pessoa busca melhorar a sua profissão, ela busca livros de qualidade ou se aproxima do melhor profissional.

Da mesma forma, para você melhorar o seu caminho, seja material, profissional ou espiritual, é necessário que você tenha modelos, palavras construtivas, pessoas inspiradoras, livros inspiradores e que trazem uma maturidade. Esse aglomerado de informações vai auxiliar a forjar o seu caráter e a sua personalidade espiritual.

Na espiritualidade busque os exemplos de pessoas que inspiram, como grandes mestres que passaram na história, grandes divindades ou santos, pessoas que tiveram uma qualidade espiritual profunda e que servem de modelos para você aprimorar ou refinar a sua personalidade.

Enquanto estiver vivo, enquanto tiver um espírito respirando dentro do corpo, existe a capacidade de você se transformar, então, por que não se aproximar de pessoas que servem como modelo para o seu crescimento pessoal?

Mesmo sem a meditação, a oração ou qualquer prática mística, se você puder viver com filosofia, bom exemplo, boas palavras e bom ensinamento, poderá manter a maturidade do espírito e o crescimento pessoal.

Dentro do taoísmo, esse caminho é chamado de Caminho da Restauração da Virtude.

Hamilton (Mestre Regente da Sociedade Taoista do Brasil)

#filosofia #espiritualidade #Daoism #Religião #Taoismo #Sociedade

Posts Recentes