Discernimento (2ª Não Ação)


Assim como um trem pode ser desviado em algumas partes do trilho, nossa caminhada pode ser desviada em circunstâncias que aparecem repetidamente em nossas vidas.

Observe o que abre pra você, observe situações que aparecem repetidas vezes no seu caminho. Silenciosamente essa circunstancia se manifesta e mesmo ignorando o momento, percebemos que aquilo sempre retorna em nossa história.

No taoismo entendemos isso como o momento de despertar o discernimento.

Querendo ou não, em algum momento teremos que observar e viver essa circunstância, para que algumas amarras, sejam mentais, emocionais ou materiais, sejam processadas e possamos continuar nossa caminhada com mais leveza e facilidade. Nesse momento o poder do discernimento é o recurso mais importante para a pessoa.

Muitas vezes essa circunstância repetitiva se apresenta em situações classificadas como egocêntricas, intolerantes ou possessivas. Provavelmente sentiremos sua presença como uma traição, injustiça, menosprezo ou abandono. O perigo é a nossa reação ser instintiva e sem discernimento, gerando um arrependimento posterior.

O discernimento promove o poder equilibrador e a capacidade de sustentar tudo o que foi conquistado. Nesse momento devemos usar o discernimento controlando o nosso instinto e a nossa lucidez. Manter o silêncio é fundamental antes de restaurar o discernimento.

Para distinguir o verdadeiro do falso, o discernimento deve ser cultivado através da junção de três fatores:

- Uma prática constante de aprimoramento pessoal: Meditação e reflexão;

- Uma filosofia que permita diversas áreas da vida seguirem uma única direção;

- Se aproximar de pessoas e locais que estejam de acordo com o que você verdadeiramente é.

Por esses motivos, o discernimento se torna um tesouro para todos que desejam construir um caminho sólido e seguro dentro da vida e dentro do espírito, pois até o caminho de transformação necessita de discernimento.

Hamilton (Mestre Regente da Sociedade Taoista do Brasil)


3 visualizações

CONTEÚDOS ONLINE: Lives, artigos, séries e mini-treinamentos

CURSOS ONLINE: Imersões, treinos e cursos totalmente online

GRUPOS ONLINE: Seja treinado e guiado por um sacerdote taoista

Fique com a gente:

     Envie um e-mail:

cursos@taoismo.org.br

Entre em contato:

(21) 2285-1937

(21) 2205-1272