Série Online de Taoismo

Entendendo as Transformações

Aula 05

As Transformações do l Ching

O céu e a terra cruzam as suas sementes, gerando o yin e o yang,

disseminando as transformações. Assim, todas as coisas são geradas.

Se o mundo é feito de yin e yang, então você deve encontrar o yin e yang dentro da sua vida e da sua história. O céu pode ser considerado yang, enquanto a terra é yin.

 

O yang representa o movimento e o céu nunca pára o seu movimento. Então toda a manifestação do céu passa a ter uma qualidade yang.

 

Já a terra é yin, pois o yin absorve; qualquer coisa que a gente largue da mão, a terra aceitará ou absorverá. O yin tem a capacidade de materializar, concretizar as coisas. A terra é material com suas formas, suas montanhas e rios.

 

Na vida do ser humano, às vezes a sua vida está progredindo, regredindo ou está mudando. A mutação só acontece no auge do yin ou do yang.

 

Por exemplo: Quando a gente joga uma bola para cima, ela está subindo; tudo que sobre é considerado yang. Vai chegar um ponto em que ela vai perder a força do yang e sofrerá uma mutação, dando início à descida. Tudo que desce é yin.

 

Vai chegar a um ponto em que ela vai bater no chão, que é o máximo do yin, e sofrerá outra mutação, que é o subir, ou quicar. Então no auge do yang ou no auge do yin, um gera o outro no momento da mutação.

 

E você, será que a sua vida está num momento de subida, num momento de descida ou está num momento de transformação?

 

Esta transformação irá acontecer em que Área da sua Vida?

 

Será uma mutação material, financeira, voltada pra saúde , voltada pra família, para a espiritualidade ou no aspecto emocional?

A boa notícia é que todos nós podemos perceber o movimento do Yin e do Yang através do oráculo do I Ching, sabendo exatamente o momento atual e para onde você será conduzido pela sua ação.

I Ching 

A maioria das pessoas não planejam um caminho para a sua vida. Esperam o trabalho aparecer, a pessoa certa surgir ou a sorte olhar para elas. Dependem exclusivamente do destino, sem sequer preguntarem: De que forma posso atingir o meu máximo? 

Em outras palavras, a maioria das pessoas não observam as suas necessidades, desejos e sonhos. Talvez até saibam quais são, mas não enxergam a forma certa de executarem.

A Tradição Taoista ensina que nós devemos identificar os nossos talentos, merecimentos e percepção do que somos, pois descobriremos uma necessidade específica e uma ação para cada área da nossa vida.

 

Utilizar o I Ching como um oráculo ou como um conselheiro, permite definirmos o que vamos fazer e colocarmos nosso plano em ação, ficando prontos para seguirmos o nosso Próprio Caminho. 

Tradição Taoista

 

Agora que você aprendeu o I Ching Pessoal, sabendo exatamente o que perguntar para si mesmo, para outras pessoas ou até para o I Ching, vou explicar rapidamente de que forma o oráculo pode te ajudar nas suas decisões:

  • Definir a sua percepção sobre si mesmo: Através do I Ching Pessoal, você estará consciente de quem você é. O seu caminho será o Seu Caminho, sem precisar seguir ou imitar o que os outros fazem ou falam. Isso irá funcionar para você e o Seu Caminho. 

  • Entender cada mudança ou cada situação ao seu redor: O estudo dos Símbolos do I Ching trás um entendimento mais profundo sobre cada movimento, cada pessoa que aparece, cada frase que você ouve. Os Símbolos definem uma linguagem de percepção.

  • Saber fazer as peguntas certas: A chave da compreensão de uma resposta é a forma como perguntamos. Quando você aprender a Como Jogar I Ching, saberá o método de consulta e a maneira certa de obter uma resposta clara, apenas sabendo perguntar.

  • Interpretar cada informação que vem pra você: Ao receber uma resposta do I Ching, não basta ter apenas a sensibilidade e intuição. É necessário saber fazer a interpretação correta das Respostas do I Ching. Todas as resposta acontecem na compreensão correta.

  • Poder aprender todos os dias: O Taoismo é muito vasto e uma das ramificações dele é o estudo e prática do I Ching. Ter sob o seu domínio 448 respostas diretas, 64 formas de direcionamento e um prisma de 6 maneiras de enxergar o mundo que você habita. 

São inúmeros benefícios do I Ching e a boa notícia é que todo conteúdo tradicional já está traduzido para a língua portuguesa, seja através de livros, vídeos e apostilas. A Sociedade Taoista do Brasil teve um papel muito importante no processo de tradução e produção de conteúdos de I Ching. 

Tudo isso para que os alunos e frequentadores acelerassem o processo de aprendizagem, facilitando o acesso ao material e rompendo a maior das barreiras: A língua chinesa.

 

Seu último exercício

Peço que você faça todo o processo do I Ching Pessoal para todas as áreas da sua vida.

Dessa forma, sua consciência estará integrada com a vida que você leva ou deseja levar.

 

Quando fazemos o I Ching Pessoal para apenas uma área, deixamos uma parte no recolhimento ou no declínio e não sentimos a plenitude da vida, pois uma parte está incompleta.

Bom trabalho e até amanhã

Na busca de iluminar a mente no lado positivo, pedimos que você coloque UM ELOGIO sobre o curso que você está fazendo conosco.