Série Online de Taoismo

Entendendo as Transformações

Aula 01

A transformação é essencial na vida do ser humano

Era 8:17 da manhã quando o meu telefone recebeu a mensagem de que meu mestre acabara de falecer. Todos os sacerdotes já aguardavam essa mensagem, mas ela nunca chega como imaginamos. 

 

Em poucos minutos cheguei ao templo e encontrei com outros sacerdotes que já lá estavam. Alguns estavam vindo de outras cidades, outros cancelando seus compromissos para irem o mais rápido para a cerimônia.

 

Era um momento de transformação para o templo e para todos os discípulos, alunos ou seguidores do Taoismo. Apenas uma frase ficava na minha cabeça:

“A transformação é essencial na vida”

 

Essa era uma frase que nosso mestre vinha repetindo no final da vida. 

 

Eu achava que ele falava sobre a condição dele, mas percebi naquele dia que era um ensinamento que ele deixava para todos: 

 

O resultado de uma transformação é o Legado 

Tudo o que você fez, criou, construiu ou interferiu, passa a ser o seu legado naquilo que você viveu. Por exemplo, não importa quanto tempo você permaneceu junto de alguém, o importante é o que fica de você dentro da história do outro. Seja no aspecto favorável ou não.

 

Sendo assim, a Tradição Taoista entende que nós recebemos o legado de todas as pessoas que passaram pela nossa história, desde a infância até os dias de hoje. Todos se tornaram matéria-prima para a construção de nossas qualidades, nossas opiniões e nossa modelagem, assim como nossos bloqueios, traumas ou amarras mentais.

 

Sendo assim, faço uma pergunta pra você:

 

O que você deixa de legado por onde passa?

 

Toda transformação começa numa ação. Quando você pensar em Legado, pense nas atitudes que você teve ontem, na semana passada ou no último ano. Poderá encontrar facilmente os resultados de cada atitude sua e dos outros.

 

Perceba que o Legado é a fusão da sua atitude com a do outro. Você pode mudar apenas o que vai deixar para os outros, assim como pode mudar a sua conduta no futuro.

 

O meu mestre trabalhou muito para criar a Sociedade Taoista do Brasil e até o final da vida, planejou e organizou como deveria ser após a sua partida. Quando chegou o “Grande Dia”, já tínhamos um planejamento para os próximos anos.

 

Uma prática Taoista

 

Existe um exercício que muitos taoistas aprendem durante a sua formação e o seu treinamento. Penso que isso pode ajudar muitas pessoas, taoistas ou não, a modificar a sua conduta e refinar a sua história.

 

Nessa série Taoista, você aprenderá o ensinamento que antes era passado apenas aos iniciados no taoismo e aos estudantes de oráculos, principalmente o I Ching:

Espero que você preste bastante atenção no que será passado agora.

O segredo de ter a resposta num bom oráculo é a forma como você faz a sua pergunta. Uma boa pergunta traz uma resposta mais lúcida, menos filosófica e mais direcionada para quem pergunta.

Existem duas formas Taoistas de praticar um oráculo:

1- Formulando perguntas claras para que o oráculo responda ou direcione;

2- Seguindo um processo de perguntas para si mesmo, para que as respostas dadas por você mesmo possam trazer o discernimento do Caminho Pessoal ou a forma correta de consultar o I Ching.

 

Essa segunda forma é chamada de I Ching Pessoal e será passado agora pra você. 

I Ching Pessoal (Parte 1)

Conhecendo a Sua Dúvida

Reflita sobre algo que você queira mudar ou resolver na sua história e em seguida anote a resposta em uma folha de papel.

 

Em seguida, anote as respostas das perguntas abaixo:

 

1- Experimente perguntar-se: O que realmente eu quero com isso? Anote a resposta;

2- Por que isso é importante para mim? Anote a resposta;

3- Quem pode me ajudar?

4- O que pode impedir que eu realize isso?

5- O que eu preciso abrir mão para que isso aconteça?

6- Que outras áreas da minha vida serão afetadas para que isso se realize?

Leia as suas respostas e mude quantas vezes achar necessário. Reflita com calma e visualize cada resposta que você deu. Veja a forma de "materializar" o que você respondeu.

É muito comum que as respostas mudem a visão do que você deseja, deixando a sua consciência mais plena e ampliada daquilo que você escreveu no início.

Se achar necessário, mude o que você que mudar ou resolver e faça novamente o exercício das 6 perguntas. Faça e refaça quantas vezes achar necessário. Até sentir que chegou ao objetivo principal.

Esse objetivo transformado é o invisível que existe por trás do que você quer mudar ou resolver.

Um grande caminho começa com o primeiro passo

 

Quando você inicia uma caminhada na vida, seja para gerar uma família, uma empresa, uma faculdade ou uma experiência diferente ou espiritual, tudo depende de como você começa.

 

Por isso, aconselho que você pratique essas 3 questões todos os dias, fortalecendo o seu propósito em sua mente, desenvolvendo um motivo forte e uma logística forte. Esse será o seu legado e o seu poder de transformação.

 

Resumindo a nossa aula de hoje:

- O seu legado é tudo o que você faz, cria, constrói ou interfere;

- Toda transformação começa numa ação;

- Você muda o que vai deixar para os outros, assim como a sua conduta no futuro;

- Reflita sobre 6 questões para despertar a consciência e refinar sua forma de ver o seu tema:

- Fortaleça o seu propósito em sua mente;

- Desenvolva um motivo forte e uma logística forte;

- Tenha um legado e terá o seu poder de transformação.

 

Na próxima aula eu vou mostrar como a transformação pode ser percebida durante o início do acontecimento, assim como o momento certo para agir e criar uma situação favorável, assim como o momento para ficar quieto e guardar a sua luz.

Enquanto isso, deixe o seu comentário aqui abaixo, dizendo o que você considera como o seu legado e o que você está fazendo para alcançá-lo