Série Online de Taoismo

Entendendo as Transformações

Aula 04

Passo a Passo do l Ching Pessoal

 

Para acelerar o nosso estudo, a minha sugestão é que você assista esse vídeo, pois isso irá ajudar a destravar o seu I Ching Pessoal ainda mais rápido e encontrar o seu potencial.

 

Como Fazer o l Ching Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Próprio Caminho

A partir do momento em que definimos o que vamos fazer e colocamos nosso plano em ação, estamos prontos para seguir o nosso próprio caminho. Escolher o que faremos para realizar o que queremos é o primeiro passo para estarmos no que chamamos de Caminho Certo da Vida.

Para a Tradição Taoista, existem 3 formas de enxergarmos o mesmo Caminho:

- A nossa percepção do que somos;

- O nosso talento;

- O nosso merecimento.

Quando esses 3 estão em harmonia, sentimos o que o I Ching chama de "Boa Fortuna".

Sobre a Percepção do que somos:

Quando temos várias possibilidades de caminho, nossa percepção se torna confusa e não enxergamos o Caminho Certo. Tendemos a escolher um caminho de acordo com a nossa história, nossa preferência, nossas emoções ou valores.

Sendo fiéis ao nosso discernimento, algumas vezes não percebemos o nosso talento ou o nosso merecimento. Por isso, a utilização do I Ching Pessoal é tão importante para obter o discernimento do que somos. 

Sobre o nosso Talento:

Interessados em alcançar o Caminho Certo, seja na área profissional, familiar ou espiritual, algumas vezes nos tornamos nossos próprios sabotadores.

Precisamos perceber e sentir o nosso talento. O autoconhecimento é o caminho para encontrarmos a maneira certa de despertar e desenvolver a nossa habilidade natural.

 

Como eu disse na Aula 02, essa é a questão mais consultada em todos os oráculos.

 

Consultar o I Ching através do sistema de moedas, cartas ou varetas, buscando a orientação através das frases encontradas no livro clássico, é o mais indicado para que qualquer pessoa possa saber mais sobre o talento que veio de nascença.

Sobre o nosso Merecimento:

Para o taoismo, tudo o que abre pra você, tudo o que fecha pra você, assim como os recursos que aparecem (pessoas, livros, objetos, etc), são considerados o que temos como o nosso merecimento, a nossa sorte.

De acordo com a imagem que criamos sobre nós mesmos, somada ao talento que temos,

percebemos o que facilita, bloqueia ou acelera o nosso Caminho Certo da Vida.

Trabalhar nosso merecimento é uma das coisas mais importantes para darmos início às mudanças em nossas vidas. Observar a utilidade de cada recurso que aparece é mais importante do que a forma que ele tem.

O I Ching pode mostrar claramente o nosso merecimento. Quando consultamos o oráculo através de cartas, moedas, números ou varetas, o I Ching mostra se "É favorável" ou se "Não é favorável" agirmos de determinada forma. Isso revela o nosso merecimento.

Amanhã teremos um conteúdo importante para a compreensão do Caminho Pessoal de cada um.

 

Até lá !!!

Deixe abaixo um breve comentário sobre o Seu Próprio Caminho