Série Online de Taoismo

Entendendo as Transformações

Aula 03

Percebendo o invisível

 

Uma criança brincava no parque e de repente sua mãe fala: "Vamos embora, pois vai chover". A criança guardou os brinquedos e foi embora de mão dada com a mãe.

 

Assim que chegou em casa, a chuva começou e ficou fazendo vários barulhos.

A criança se aproximou da mãe e fez a seguinte pergunta: "Mãe, como você adivinhou que iria chover?"

A mãe riu e explicou:

- Eu não adivinhei, apenas olhei para o céu e vi que as nuvens estavam se aproximando. Percebi a temperatura mudando gradualmente e o vento se tornando mais forte. Foi assim que eu percebi que a chuva estava se formando.

Contemplando o Caminho do Céu

 

De acordo com o I Ching, podemos encontrar dois tipos de pessoa:

- Aquelas que observam os elementos ao redor;

- Aquelas que são surpreendidas pelos acontecimentos.

 

A diferença entre saber enxergar o caminho ou ser surpreendido, não está apenas na maturidade que vem com os anos, mas na filosofia de vida que cada um segue.

 

A Tradição Taoista aconselha que você "enxergue o invisível". Ao invés de ver uma árvore balançando, perceber o vento que está balançando aquela árvore. O vento é a origem invisível daquele movimento. Todos deveriam perceber a origem de cada coisa

É justamente isso que eu quero mostrar pra você nessa aula

I Ching Pessoal (parte 3)

Conhecendo a Sua História

De acordo com a Tradição Taoista, a nossa história de vida pode e deve ser questionada em 3 perguntas básicas: O que, por que e como.

Para construir essa parte do seu I Ching Pessoal, selecionamos um tema para consultarmos e, somente depois, começamos fazendo as 3 perguntas importantes, utilizadas sempre que consultamos o oráculo ou para despertar a sua consciência e continuar refinando a sua obra:

 

1° - O que Você está fazendo?

Observe o seu tema de consulta e veja o que você está fazendo, o que você cria; o que ou quem você transforma; o que você aprende.

Aprende, Cria ou Transforma. 

 

É uma forma taoista de observar o processo da transformação, o estado original de cada ação. As respostas que você fizer, fará com que você desperte a sua consciência para o momento atual, para o Aqui e Agora.

 

Também é uma forma de refletir como foi o seu dia e o seu aproveitamento. Basta ver o que você aprendeu, criou ou transformou. Assim encontramos também, o motivo que impediu a nossa ação.

 

2°- Por que você está fazendo isso?

Para você saber exatamente o motivo original de qualquer ação, o objetivo de um acontecimento ou a visão do resultado de alguma coisa, experimente perguntar-se “Por que estou fazendo isso?” Ou então: “Por que isso é tão importante?”

 

Ao responder essa segunda questão, você saberá o quanto é importante; o quanto isso é capaz de influenciar em seu propósito de vida, além de encontrar motivo suficiente para inspirar a sua ação.

 

Importância, Capacidade e Motivação.

 

Tudo o que você precisa para continuar agindo ou modificando conscientemente as suas atitudes.

 

3°- Como Você vai fazer isso?

A forma mais consciente para entender o PASSO a PASSO de como fazer alguma coisa ou como agir com alguém. Ao refletir sobre essa questão, saberá facilmente como iniciar uma ação, como explicar os seus objetivos, como realizar qualquer coisa.

 

Iniciar, Explicar e Realizar

Esses são os benefícios da terceira questão.

O que vai acontecer amanhã

Amanhã nós vamos juntar TODO conteúdo que você viu até agora e aplicar uma estratégia de I Ching. Estude todo o conteúdo passado até agora, para compreender melhor como construir seu oráculo.

Até amanhã !!!!

Compartilhe o que Você percebeu da sua própria história