Série Online de Taoismo

Entendendo as Transformações

Aula 03

Para onde Você está indo?

Alguns anos atrás, um sacerdote da nossa tradição estava em viagem, com o objetivo de conhecer uma gruta onde viveu um grande mestre de meditação.

Perto dessa gruta estavam alguns monges jovens, com média de 13 anos de idade. 

Nosso sacerdote passou pelos monges e os cumprimentou com grande entusiasmo. Logo em seguida entrou na gruta para visitar o local onde havia vivido esse mestre.

 

Ela não sabe dizer quanto tempo passou dentro da gruta, pois iniciou uma pequena meditação após a visita padrão na gruta. Ele disse que sentiu uma tranquilidade e muito respeito durante a prática.

 

Ainda desfrutando dos efeitos da prática de meditação, o sacerdote saiu da gruta em silêncio e passou pelos jovens monges, que fizeram a seguinte pergunta em inglês:

 

Para onde você está indo?  

Saindo do seu estado meditativo, o sacerdote explicou que estava retornando para o mosteiro onde estava hospedado. Um dos monges repetiu a pergunta: "Mas você está indo para onde?"

- Vou para o mosteiro hoje e amanhã retornarei ao Brasil.

Outro monge perguntou novamente: "para onde você está indo?"

O nosso sacerdote ficou desconcertado e não sabia mais como explicar, daí iniciou uma caminhada e respondeu de forma que fosse a última vez.

- Vou para o Brasil, pois moro naquele país.

Virou as costas e inciou uma caminhada mais apressada, para sair daquela situação.

 

Foi quando ele ouviu a pergunta que modificou a sua mente:

"Mesmo morando no Brasil, para onde você está verdadeiramente indo ?"

Nosso sacerdote não soube nos dizer se foi o fato de ter meditado na gruta do mestre ou por estar de costas e poder ouvir a essência da pergunta, mas a sua mente se abriu e ele começou a lembrar de momentos importantes, pessoas marcantes em sua vida, frases que ele ouvira ao longo da história, questionamentos sobre o seu legado, sobre suas obras e sobre seu futuro.

 

Sua mente havia expandido e não havia mais diferença entre o que ele havia vivido e o que ele teria de experiência em seu futuro. Ele estava vendo  e sentindo a história da sua própria história.

Ainda entorpecido, virou novamente para os monges e com profunda sinceridade,  reverenciou-os em agradecimento pelo aprendizado.

Essa sensação permaneceu por alguns dias e mesmo nos dias de hoje, quando ele relembra o momento, conta que ainda pode ativar a sensação de gratidão pelos jovens monges.

Para onde Você está verdadeiramente indo?

Essa é a questão mais consultada em todos os oráculos; a pergunta mais ouvida pelos mestres e gurus; é o ponto crucial para a maioria das pessoas; o motivo de muitas peregrinações, retiros, orações, rituais e terapias.

Se todos soubessem o caminho, a transformação de cada um seria muito mais fácil.

 

Dentro da Tradição Taoista não é diferente; muitos mestres utilizavam oráculos para

para direcionar o caminho e facilitar a caminhada.

 

De todos os oráculos taoistas, o mais conhecido é o I Ching 

 

Base da antiga filosofia e cultura chinesa, o I Ching (Yi Jing) se desenvolveu na China durante milênios, criando a base original do Taoismo: 

88888888888888888888888

Talvez você conheça pessoas que dizem que não há nada melhor do que viver na casa dos pais. Talvez, a mágica de ver uma geladeira cheia, comida pronta, louça lavada e casa limpa, muitas vezes esconda a hora exata de construir o próprio caminho.

88888888888888888888888

O céu e a terra cruzam suas sementes: yin e yang,

  disseminando as transformações. Assim, todas as coisas são geradas.

Da mesma forma, o pai e a mãe unem-se e o ser humano recebe a sua vida. 

 

Se o mundo é feito de yin e yang, então você deve encontrar o yin e yang dentro da sua vida e da sua história. O céu pode ser considerado yang, enquanto a terra é yin.

 

O yang representa o movimento e o céu nunca pára o seu movimento. Então toda a manifestação do céu passa a ter uma qualidade yang.

 

Já a terra é yin, pois o yin absorve; qualquer coisa que a gente largue da mão, a terra aceitará ou absorverá. O yin tem a capacidade de materializar, concretizar as coisas. A terra é material com suas formas, suas montanhas e rios.

 

Na vida do ser humano, às vezes a sua vida está progredindo, regredindo ou está mudando. A mutação só acontece no auge do yin ou do yang.

 

Por exemplo: Quando a gente joga uma bola para cima, ela está subindo; tudo que sobre é considerado yang. Vai chegar um ponto em que ela vai perder a força do yang e sofrerá uma mutação, dando início à descida. Tudo que desce é yin.

 

Vai chegar a um ponto em que ela vai bater no chão, que é o máximo do yin, e sofrerá outra mutação, que é o subir, ou quicar. Então no auge do yang ou no auge do yin, um gera o outro no momento da mutação.

 

E você, será que a sua vida está num momento de subida, num momento de descida ou está num momento de transformação?

 

Esta transformação irá acontecer em que Área da sua Vida?

 

Será uma mutação material, financeira, voltada pra saúde , voltada pra família, para a espiritualidade ou no aspecto emocional?

A boa notícia é que todos nós podemos perceber o movimento do Yin e do Yang através do I Ching, sabendo exatamente o momento atual e para onde você será conduzido pela sua ação.

 

Isso é o que eu mostrarei com detalhes na nossa próxima aula

Ouse mudar o seu Yin e Yang, fazendo coisas totalmente diferentes.

 

Comente abaixo o que você pretende mudar para seguir o que te satisfaz. .

CONTEÚDOS ONLINE: Lives, artigos, séries e mini-treinamentos

CURSOS ONLINE: Imersões, treinos e cursos totalmente online

GRUPOS ONLINE: Seja treinado e guiado por um sacerdote taoista

Fique com a gente:

     Envie um e-mail:

cursos@taoismo.org.br

Entre em contato:

(21) 2285-1937

(21) 2205-1272